quarta-feira, 27 de outubro de 2010

VI Endivet

Essa semana, uma equipe do LPV tem participado do VI Endivet - Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário em Campo Grande-MS. De 25 a 28/10/2010, muitos assuntos atuais de importância para o diagnóstico de enfermidades em animais de produção têm sidos discutidos com palestrantes nacionais e internacionais e participantes de todas as regiões do Brasil. Temas como "Diagnóstico laboratorial de clostridioses", "Patogenia e controle da intoxicação por Brachiaria spp.", "Diagnósticos de doenças reprodutivas", "Doenças do sistema nervoso de equinos", "Acidentes ofídicos"  e "Doenças carenciais e metabólicas de bovinos e bubalinos", entre outos, foram abordados com bastante propriedade pelos palestrantes. O trabalho "Meningoencefalite por herpesvírus bovino no Sudoeste de Goiás", desenvolvido pela equipe do LPV, foi apresentado nas formas oral e pôster.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doenças neurológicas de herbívoros

Aqui em Goiás, o LABVET da AGRODEFESA, localizado em Goiânia, é o órgão responsável e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização do diagnóstico virológico da raiva em animais domésticos e silvestres. Recentemente, foi firmada uma parceria do LPV com o LABVET, onde esse último laboratório disponibilizará os encéfalos recebidos pelos veterinários de campo para a realização da histopatologia no LPV. Com isso, aqueles casos que forem negativos na imunofluorescência direta (IFD) e/ou na inoculação em camundongos para raiva, poderão ser avaliados histologicamente com o objetivo final do diagnóstico da neuropatia. Nossa expectativa é que nos próximos anos, nós conheçamos todas as enfermidades neurológicas que acometem nossos rebanhos. Só assim, poderemos controlar e prevenir essas doenças, além de garantir que nosso rebanho bovino continuará livre da encefalopatia espongiforme bovina (BSE, em inglês), a tão temida "doença da vaca louca". Por isso, você, colega veterinário que trabalha com animais de produção, sempre que se depará com doenças neurológicas nessas espécies, não deixe de fazer necropsias e coletar amostras para histopatologia, incluindo o encéfalo e a medula espinhal (quando houver indicação clínica). Adicionalmente, ligue, escreva ou nos procure no LPV, pois temos interesse em ajudar o colega e fazer diagnósticos.

domingo, 17 de outubro de 2010

Requisição para exames de necropsia, histopatologia ou citopatologia

Sempre que você enviar cadáveres para necropsia ou amostra (s) para análise histopatológica ou citopatológica no LPV, não esqueça de submeter junto essa requisição com todos os dados solicitados. Essas informações são essenciais para melhor interpretação e associação do histórico, epidemiologia e sinais clínicos com os achados macroscópicos e/ou microscópicos observados em nosso laboratório. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

sábado, 16 de outubro de 2010

Sorologia em suínos e bovinos em Goiás

 Durante esses três últimos meses do ano, centenas de propriedades rurais em Goiás estão recebendo equipes da Agrodefesa para fazer sorologia nos rebanhos bovinos e suínos. Esse monitoramento sorológico da vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino e da peste suína no rebanho suíno é feito nos Estados habilitados para exportação.
Segundo Willian Vilela, gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, são realizadas três sorologias: duas em bovinos e uma em suínos. No rebanho bovino, são feitos exames para comprovar a eficiência da vacina que é utilizada contra a aftosa e outra para comprovar ausência de atividade viral da aftosa.
No total, 3,5 mil bovinos passam por esse procedimento. A sorologia no rebanho suíno vai comprovar a ausência de atividade do vírus da peste suína clássica. São mais de 9,6 mil animais de 320 propriedades rurais que irão passar pelo procedimento.  Willian Vilela explica que as propriedades rurais são sorteadas pelo Ministério da Agricultura. “O objetivo é garantir a manutenção das exportações atuais e abrir novos mercados em países que têm exigências sanitárias”, explica o gerente. A sorologia no rebanho bovino é feita anualmente e, no suíno, a cada cinco anos.

 Fonte: www.agrodefesa.go.gov.br e www.suinoculturaindustrial.com.br

Dermatologia de pequenos animais


Na rotina da clínica de pequenos animais, as lesões e problemas de pele correspondem a 30-70% de toda a casuística. Por essa razão, é de fundamental importância que o clínico de animais de companhia esteja familiarizado com os aspectos anatômicos e histológicos da pele, bem como com as diversas formas de confirmação do diagnóstico dermatológico. Nesse sentido, foi publicado no ano passado um artigo na Pesquisa Veterinária Brasileira falando sobre esse asssunto. Confiram o trabalho no link abaixo:
http://www.pvb.com.br/pdf_artigos/18-02-2009_11-08Vet602.pdf

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Varíola bovina

Recentemente foram observados em Varjão/GO surtos de varíola bovina, doença viral zoonótica bastante contagiosa que geralmente afeta o úbere e causa transtornos econômicos aos produtores leiteiros com queda acentuada na produção de leite.

No fim do mês passado, presenciamos um surto de doença vesicular no úbere de vacas leiteiras em Jataí/GO. As lesões histológicas são sugestivas de infecção viral e um dos diagnósticos diferenciais é o vírus da varíola. Amostras foram coletadas e submetidas ao Setor de Virologia da UFSM, Santa Maria/RS, para diagnóstico virológico confirmativo.

Se você observar em sua região casos semelhantes a esses, por favor nos avise, pois a investigação epidemiológica e clínico-patológica desses surtos é importantíssima para o controle e a profilaxia dessa enfermidade em nosso estado.

Mais informações dos surtos de Varjão podem ser encontradas no site da Agrodefesa:
http://www.agrodefesa.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=133%3Apalestra-variola-bovina-varjao&catid=1%3Alatest-news&Itemid=1

Importância da necropsia


 Esse artigo é um pouco antigo, mas a importância do assunto é sempre atual. Confiram, opinem e, acima de tudo, FAÇAM NECROPSIA SEMPRE...

Lembrem que um bom clínico ou cirurgião faz necropsia de seus pacientes mortos ou envia o cadáver para alguém com mais experiência fazer.
Leiam o artigo no link abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X1998000300008&lng=en&nrm=iso 

Atualizações

Na medida do possível, tentaremos atualizar o blog com novidades e informações úteis aos colegas médicos veterinários sobre diagnóstico de doenças em animais domésticos. Utilizem o espaço para fazerem perguntas, sugestões ou críticas.

Criação do site

O Site do LPV da UFG, Campus Jataí, foi criado com a intenção de interagir com os colegas médicos veterinários de Goiás e de estados vizinhos que utilizam os serviços de nosso laboratório, enviando amostras e animais para diagnóstico. Essa nova forma de comunicação permitirá uma aproximação dos usuários com o laboratório.

O LPV funciona de segunda a sexta das 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h, prestando os serviços de necropsia, histopatologia e citopatologia em animais domésticos. Nos próximos posts, disponibilizaremos os formulários que os colegas devem enviar ao LPV junto ao material ou animal submetido para diagnóstico. Nossos telefones para contato são (64) 3606-8225 e (64) 9973-8155.

Um abraço da equipe LPV.