No ano de 2010 foram vacinadas contra a brucelose, em Goiás, 1.843.647 bezerras na faixa etária de três a oito meses, o que corresponde a 90,12% do rebanho existente na mesma faixa etária. A vacinação confere uma proteção aproximada de 75% contra a enfermidade e o aborto. O ser humano pode contrair esta zoonose ao manusear animais ou mesmo consumir produtos e subprodutos de origem animal, sem os devidos cuidados. Segundo Willian Vilela, gerente de Sanidade Animal da AGRODEFESA, o incremento no número de vacinas em 2010 em comparação aos anos anteriores é consequência da maturidade e consciência do produtor, que tem participado mais ativamente do processo. Houve ainda a contribuição dos profissionais da AGRODEFESA e EMATER com palestras e campanhas de conscientização. Outro ponto que contribuiu para essa melhora foi a informatização do sistema de emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs na AGRODEFESA, pois no sistema informatizado é necessário o lançamento da vacinação, para que a propriedade esteja apta a movimentar animais. No ano de 2010 houve um acréscimo de 38,5% de bezerras vacinadas em relação ao ano de 2009, elevando o índice vacinal de 72 para 90%, o que elevou Goiás a condição de segundo maior índice vacinal do país, só sendo superado pelo Estado de Mato Grosso.
Só para lembrar: 1) a vacina de brucelose deve ser feita apenas uma vez na vida do animal, com o uso de amostra B-19; 2) deve ser realizada por veterinário capacitado e com uso de equipamento de proteção individual, bezerras (bovinas e bubalinas) serão identificadas com carimbo do lado esquerdo da cara com um "V" seguido do ano em que foi realizada a vacinação. Em animais registrados em associações de raças, tal identificação é facultativa. Caso o produtor decida por identificar, deverá fazê-lo no lado direito da cara do animal; 3) deve ser realizada sob supervisão de médico veterinário cadastrado na AGRODEFESA.
Fonte: www.agrodefesa.go.gov.br, com poucas modificações
Universidade Federal de Goiás - UFG Campus Jataí BR 364, Km 192, Setor Parque Industrial CEP 75801-458 Jataí-GO Fones: (64) 3606-8225, 9973-8155 E-mail: santanafjf@yahoo.com
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
domingo, 23 de janeiro de 2011
Criação de ovinos e caprinos no Sudoeste de Goiás
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Intoxicação por "chumbinho" em cães e gatos
São frequentes os casos de envenenamento acidentais ou criminosos na clínica de animais de estimação. Dentre os principais compostos tóxicos envolvidos nesses casos, destacam-se os cumarínicos, estricnina e carbamato. O carbamato geralmente é encontrado no comércio (às vezes no "mercado negro") na forma de grânulos pretos ou azulados semelhantes a "chumbinhos". Daí, o nome popular chumbinho. Esse produto é facilmente encontrado para venda e, como é um produto clandestino, em algumas regiões, há mistura de tóxicos (carbamato + estricnina, por exemplo). O clínico veterinário precisa atentar aos principais sinais clínicos da intoxicação por carbamato e ao tratamento de emergência, pois caso não seja realizado prontamente, o cão ou gato intoxicado pode morrer. Esse artigo de revisão traz muitas informações úteis sobre esse assunto: http://www.scielo.br/pdf/cr/v37n4/a51v37n4.pdf
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Exame clínico neurológico em ruminantes e equinos
Link do artigo: http://www.scielo.br/pdf/pvb/v22n4/14290.pdf
Link do vídeo: http://uab.cat/servlet/Satellite/videos/reproduccio-1192707516892.html?param1=10divulgacio¶m2=30CienciesSalut¶m4=veterinaria&url_video=1186036485193
sábado, 8 de janeiro de 2011
Necropsia em fetos suínos abortados e natimortos: interpretação de lesões
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Retrospectiva do Site em 2010
Durante esses quases três meses de criação, foram feitos 22 posts. Tivemos mais de 400 acessos e pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo, como Portugal, Estados Unidos, França, Croácia, Uruguai e Argentina, acessaram o conteúdo do site.
Esperamos que nossos objetivos estejam sendo alcançados. Para termos certeza disso, o retorno dos senhores com críticas, sugestões, comentários ou elogios (se julgarem pertinente) é fundamental. Portanto, visitem regularmente o site e divulguem o mesmo a outros colegas interessados.
Um abraço da equipe LPV.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Peritonite infecciosa felina (PIF)
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Intoxicação por Brachiaria spp.
Se você tem surtos de Brachiaria spp. na sua região, tire fotos, faça necropsias dos animais que morrerem, coletem amostras para histopatologia e entrem em contato com nossa equipe. Teremos prazer em estudar esses casos com o colega do campo.
Assinar:
Postagens (Atom)