quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cobertura da vacinação de febre aftosa em 2010


O índice de bovinos e bubalinos vacinados contra a febre aftosa alcançou 97,3% no Brasil em 2010, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (23) pelo MAPA. Os destaques foram os estados de MT  com 99,74% de cobertura, TO com 99,52%, e MS com 99,41%. O resultado das duas etapas de vacinação foi semelhante ao registrado em 2009, quando 97,07% do rebanho foi imunizado.
"Para ampliarmos esse número é necessário conscientizar ainda mais os produtores sobre a importância de vacinar o rebanho. É uma questão estratégica para a manutenção e a abertura de novos mercados", informou o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim. Segundo ele, o MAPA firmou um pacto, na última semana, com os secretários de Agricultura da região Nordeste, para investir em iniciativas e ampliar a classificação dos Estados ainda considerados de risco médio para a doença. "Vamos consolidar, por exemplo, a base de dados do rebanho desses Estados, intensificar as ações de vigilância e fiscalização e adequar a estrutura dos serviços veterinários oficiais", informou.
Caso as ações deem resultado, o Brasil deve reconhecer ainda este ano a região como livre de febre aftosa com vacinação e encaminhar o pedido de reconhecimento para a OIE, em 2012. Para isso, é necessário que os estados envolvidos cumpram os compromissos assumidos e os estudos a campo constatem ausência de circulação viral na região.
Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela OIE como livres de febre aftosa com vacinação: AC, BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, RJ, RS, RO, SP, SE, TO e DF. Além deles, detêm esse status, a região Centro-Sul do PA e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no AM. Apenas SC é reconhecida pela OIE como livre da doença sem vacinação. Em risco médio estão AL, CE, MA, PE, PB, RN, PI e a região Centro-Norte do PA. Em alto risco encontram-se RR, AM e as demais áreas do estado do AM.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário