quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Congressos e eventos veterinários em 2013

Congresso Internacional da Carne
25 a 27 de junho de 2013
Goiânia/GO
www.congressodacarne2013.com.br

XI Simpósio Goiano de Avicultura
10 a 11 de abril de 2013
Caldas Novas/GO
http://www.agagoias.com.br/site/

II Congresso Internacional de Proteção à Fauna
25 a 26 de abril de 2013
Goiânia/GO
www.congressofauna.com.br

II Congresso de Patologia Veterinária/ XVI Encontro Nacional de Patologia Veterinária (ENAPAVE)
14 a 18 de outubro de 2013
Curitiba/PR
www.abpv.vet.br

XVI Congresso da ABRAVES
5 a 7 de novembro de 2013
Cuiabá/MT
www.abravesmt.com.br

Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA
8 a 11 de maio de 2013
Natal/RN
www.anclivepa2013.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

Pitiose em cães


Pitiose é uma doença granulomatosa, cutânea e progressiva, causada pelo oomyceto Pythium insidiosum. Essa enfermidade ocorre com maior frequência em equinos, principalmente em regiões alagadas e pantanosas, mas também pode afetar outras espécies, menos comumente, como cães, ovinos e bovinos. Em cães, a infecção geralmente afeta o trato gastrintestinal. Um trabalho retrospectivo realizado no Sul do Brasil mostra os aspectos epidemiológicos, clínicos, patológicos e imuno-histoquímicos de seis casos de pitiose gastrintestinal canina. Para ler o artigo, clique aqui: http://www.pvb.com.br/pdf_artigos/04-10-2009_22-28Vet655.pdf

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Intoxicação por Brachiaria spp. em ovinos


Brachiaria spp. é a principal gramínea utilizada na alimentação de ruminantes na Região Centro-Oeste do Brasil. Em função da presença de saponinas litogênicas em sua constituição, surtos de fotossensibilização hepatógena têm sido observados comumente no Brasil. Ovinos, principalmente jovens e/ou que nunca tiveram contato om a planta, são bastante susceptíveis à intoxicação. Um trabalho recentemente publicado sobre o assunto aborda as características epidemiológicas, clínicas e patológicas de 34 surtos da doença no Brasil Central e sugere medidas de controle da intoxicação. Clique aqui: http://www.pvb.com.br/pdf_artigos/26-12-2012_12-42Vet%201319_2679%20LD.pdf

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Controle de brucelose e tuberculose em Goiás

 
O presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, e o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano, se reuniram para discutir novas formas de cooperação no combate a doenças de caráter zoonóticos dos rebanhos bovídeos, como a brucelose e a tuberculose. Participaram do encontro o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio Amaral, a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, Glauciane Ribeiro Pires e vários dirigentes de núcleos de criadores ligados à SGPA. Durante a reunião ficou bastante destacada a importância da vacinação contra a brucelose, considerada como o mais eficaz mecanismo de controle da doença. Os representantes da Agrodefesa pediram aos dirigentes das entidades de produtores que façam chegar aos pecuaristas o alerta de que a não-vacinação das bezerras e a não-comprovação dessa vacinação pelo menos uma vez por semestre junto aos escritórios da Agrodefesa impedirão a propriedade de movimentar animais, pois o sistema informatizado da Agência não permitirá a emissão da GTA. Também ficou decidido que a Agrodefesa adiará a exigência de apresentação obrigatória do atestado de exame negativo de brucelose e tuberculose para o trânsito intraestadual de bovinos e bubalinos para a finalidade de reprodução, exceto no caso de propriedades com foco comprovado dessas doenças. Para o trânsito interestadual a exigência continuará valendo. A Agrodefesa informou, durante o encontro, que as propriedades com ocorrências de brucelose, tuberculose e leucose sofrerão restrições ao trânsito de animais, até que os focos seja debelados. Os animais comercializados por estas propriedades devem estar acompanhados do GTA e de uma declaração de ciência do comprador de que a propriedade é foco ou suspeita das referidas doenças. Tais restrições sanitárias decorrem de exigências da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, bloco que constitui um dos maiores mercados importadores da carne brasileira, inclusive a goiana. Antenor Nogueira considerou a reunião produtiva, até pela disposição demonstrada pelas lideranças de produtores para colaborarem com a Agrodefesa no desenvolvimento da educação sanitária do segmento. "Vamos intensificar o diálogo com o setor produtivo, repassando para suas entidades informações sobre novas regras e orientações, inclusive as oriundas do MAPA", diz o presidente da Agrodefesa. Ricardo Yano também considerou positiva a iniciativa da Agrodefesa de procurar o setor para discutir assuntos de interesse da sanidade animal. Segundo ele, a SGPA e os núcleos de criadores defendem a vacinação em massa contra a brucelose e se comprometeu a ajudar na mobilização dos produtores em torno da medidas adotadas pela Agrodefesa para assegurar a sanidade do rebanho goiano.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estágios na BR Foods em Buriti Alegre/GO

A BRF Brasil Foods S/A (Antiga Sadia) está selecionando estagiários acadêmicos de Medicina Veterinária para sua unidade de Buriti Alegre/GO. São quatro vagas para atuação em diferentes setores.
Os interessados devem enviar currículo para e-mail adriana.cruvinel@brasilfoods.com ou mesmo entrar em contato pelo fone (64) 3444-9019, até 08/02/2013, sexta-feira as 17h.